Mateus 1: 1

Biblia Online NVI Comentada

"Registro da genealogia de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão:" Mateus 1: 1

1.1 No grego mais antigo, em Homero, significa recompensa por trazer boas novas (Hom. Od. xiv. 152.).

Genealogia de Jesus (Mateus 1:1)

Em relação à tradução
a No texto original lê-se “gênesis”, o que significa surgimento, origem. Apoiando-se em Gn 5.1, Zahn traduz: “Livro da história de Jesus Cristo”, Schlatter “Livro da origem de Jesus Cristo”, W-B “Livro da história do surgimento de Jesus Cristo, St-B “Livro das origens de Jesus Cristo, NTD “Livro da história de Jesus Cristo, Menge “Genealogia de Jesus Cristo”. Preferimos a palavra grega “gênesis”, sem traduzi-la!
b No texto original o nome “Cristo” é usado com e sem artigo. Cristo sem artigo tem o sentido de um nome próprio. Cristo com artigo tem o caráter de uma designação de cargo. Ao dizer o Cristo, pensa-se no Ungido, i. é, em Jesus revelou-se o Ungido prometido no AT, ou seja, o Messias. o “rei messiânico”. Com artigo encontra-se Cristo nos v. 16,17,18; 2.4; 11.2; 16.20; 22.42; 23.10; 27.17,22. A designação “o Ungido”, o Messias, vem de Sl 2.2; 18.50; 20.6; 89.20; 132.17; 1Sm 2.10; 2Sm 22.51. A expressão “Messias” torna-se a designação mais abreviada do rei esperado para os tempos finais. Cf. St.-B. Outros detalhes sob o nome “Jesus Cristo” em Rienecker, Begrifflicher Schlüssel.
c Atribui-se a Esdras a fama de ter realizado o trabalho de estabelecer a ascendência das famílias judaicas. – Era necessário assentar e continuar os registros genealógicos em vista do fato de que, para o serviço no santuário, podiam ser admitidos somente homens de origem segura e imaculada (cf. Ed 2.61-63; Ne 7.63-65). – Era competência do Sinédrio (o supremo conselho) examinar a legalidade da origem. Mesmo os sacerdotes que viviam no exterior não deixavam de enviar a Jerusalém, antes de se casarem, os documentos exigidos para a verificação de sua própria genealogia. Também se verificavam ali minuciosamente esses documentos genealógicos! Sempre de novo a literatura judaica aponta para essas tabelas genealógicas. O historiador judaico Josefo apresenta sua árvore genealógica com base em registros oficiais para um período de aproximadamente 200 anos, e com tal precisão que ele próprio é capaz de citar o ano de nascimento de cada antepassado. – À luz desses fatos, como são importantíssimos os registros genealógicos do Senhor. Também ele, como os homens que podiam ser admitidos ao santuário, possui uma ascendência sem mácula e límpida. Sim, ele que, como verdadeiro sumo sacerdote, adentrou o Santo dos santos através do seu precioso sangue, correspondeu plenamente às exigências, inclusive de ter uma origem sem mancha! (cf. St-B).
O NT inicia, como o AT, com um livro de gênesis, isto é, com um livro da origem. No AT tratava-se do nascimento do primeiro Adão, aqui no NT trata-se do nascimento do segundo Adão.
Pergunta: A expressão “livro da gênesis de Jesus Cristo” é o título apenas da genealogia de Jesus, citada nos v. 2-17, ou o título de todo o evangelho de Mateus?
Resposta: O v. 1 é primeiramente título da genealogia de Jesus, mas depois também dos cap. 1–2. Como, porém, nos cap. 1–2 está indicado todo o evangelho de Mateus, o v. 1 também é o título de todo o evangelho. – De que maneira o evangelho todo de Mateus está indicado nos dois primeiros capítulos? É que neles já se mostra que Jesus Cristo é perseguido pelos judeus (rei Herodes), mas adorado pelos gentios (os magos do Oriente).
Já no nascimento, portanto, se encontra a cruz.
Já no nascimento, porém, se encontra também a glória (revelada na adoração dos povos).
Já no início existe, pois, o ódio.
Já no início existe, porém, a adoração.
O que significa Jesus Cristo, filho de Davi? Jesus, como filho de rei, é um rei. Mt lembra 1Cr 17.11,12, onde lemos: “Há de ser que, quando teus (referindo-se a Davi) dias se cumprirem, e tiveres de ir para junto de teus pais, então, farei levantar depois de ti o teu descendente […] e estabelecerei o seu reino […] estabelecerei o seu trono eternamente”.
Esta palavra aponta primeiramente para Salomão, porém o “eternamente” indica para além dele.
Visto que o Messias vindouro precisa ser um rei, cumpre-se, na expressão “filho de Davi”, essa condição real.
O que significa: Jesus Cristo, filho de Abraão? Mt quer evocar Gn 12.3b; 18.18b; 22.18, ou seja, quer lembrar que, em Abraão, todos os povos deverão ser abençoados. Portanto, já na primeira frase de seu evangelho Mt pensa em termos universais. Em outras palavras, a salvação imensurável e inimaginável de Deus em Jesus Cristo veio para todos os povos. – A expressão filho de Abraão ocorre aqui a única vez em toda a Bíblia.

 

Fonte:   COMENTÁRIO ESPERANÇA autor Werner de Boor Editora Evangélica Esperança

Versiculos Capitulo 1 de Mateus

 Baixe Livros Gospel Grátis Para Baixar è só Clicar nos Livros

 

Biblia Online NVI   Biblia Online NVI    Biblia Online NVI    Biblia Online NVI  Biblia Online NVI

Conheça Nosso Novo Site EBD Viva Igreja Forte