15

Comentário Bíblico Mateus 1:15

" Eliúde gerou Eleazar; Eleazar gerou Matã; Matã gerou Jacó;" Mateus 1:15

Comentário de (Mateus 1:2-17)

Em relação à tradução
a Alguns teólogos pensam (cf. especialmente St.-B), e nós concordamos com eles, que a genealogia citada por Mt é a árvore genealógica de José, enquanto Lc apresenta a de Maria (Lc 3). Ambas se bifurcam nos filhos de Davi: Salomão e Natã. Em decorrência, Maria foi uma filha herdeira (Nm 27.8), cuja herança se encontrava em Belém, porque, contrariando o costume, viajou com José para lá durante o recenseamento (Lc 2.4s). Por isso Maria também não podia casar fora da tribo (Nm 36.8s). O marido de uma filha herdeira precisava registrar-se na linhagem do pai dela, recebendo assim dois pais (Ne 7.63; 1Cr 2.21s; cf. Nm 32.41). Desse modo, José era um filho de Jacó e de Eli, mas Jesus um neto do último (v. 16; Lc 3.23). – Detalhes bem pormenorizados em: Rienecker, Prakt. Handkommentar zum Matthäusevangelium.
b Davi é expressamente chamado de “o rei”. O texto original não traz em v. 6b novamente “rei” Davi, mas somente Davi. Almeida traduz o v. 6b novamente com “rei Davi”. Com a aposto “rei” indica-se que a história de Israel alcançou o seu ápice com Davi.
c Um manuscrito sírio reproduziu assim o v. 16: “Jacó gerou José, José, de quem Maria, a virgem, era noiva, gerou Jesus, que é chamado o Ungido…”. Esse texto sírio precisa ser rejeitado. 1º porque está em flagrante contradição com os v. 18-25. 2º: Todas os demais manuscritos coincidem com o texto determinante assim como o temos diante de nós. Esse único texto competente está presente nos dois principais grupos de manuscritos: no grupo de texto egípcio, formado pelos manuscritos Vaticano (B), Sinaítico (a), Efraimita (C) e no grego coiné, acrescido de sete manuscritos da tradução vetero-latina, alguns textos gregos e “sírios do Sinai”, os quais trazem: “Jacó gerou José; a virgem Maria, que era noiva dele, deu à luz a Jesus, que é chamado Cristo”. A transcrição síria citada acima com certeza revela um erro de cópia. Provavelmente o escritor sírio continuou escrevendo mecanicamente “este gerou o…” O motivo por que referimos o manuscrito sírio é que a pesquisa liberal se baseia nele para refutar o milagre do “nascimento virginal”!
a. O maravilhoso
A genealogia de Jesus é composta de 3 partes. Cada parte contém 14 gerações.
O primeiro trecho de 14 gerações vai de Abraão até Davi.
O segundo vai de Salomão até o cativeiro na Babilônia.
O terceiro estende-se de Jeconias até Jesus.
Será que o número 14 (igual a 2 vezes 7) tem algum significado? Certamente. O número 7 indica que uma época de tempo foi concluída plenamente. No número 7 duplicado (igual a 14) a história de Israel foi trazida por Deus perfeitamente à sua primeira conclusão. E três vezes o número 14 demonstra: o perfeito governo e comando de Deus na história.
A primeira época de 14 gerações transcorreu até o reinado de Davi, a segunda até a destruição da dinastia de Israel no cativeiro babilônico, a terceira etapa leva a Jesus Cristo, o único rei verdadeiro, o rei eterno, cujo governo não terá fim.
Portanto, a genealogia tem a comunicar-nos algo maravilhoso através de sua estrutura, que é de 3 etapas de 14 gerações.
b. O escandaloso
Em todas as demais genealogias israelitas citam-se muito raramente nomes femininos. Mulheres são mencionadas somente nos casos em que se queria contornar uma irregularidade na genealogia. – Curiosamente, Mateus cita mulheres quatro vezes nessa genealogia de Jesus, mesmo não havendo uma irregularidade. Ainda outro aspecto é digno de nota: Mt não cita as mulheres importantes como Sara e Rebeca, mas “justamente” as quatro mulheres que causaram muito transtorno e irritação na história judaica.
• Tamar (Judá pecou com ela), cf. Gn 38.
• Raabe, a prostituta. Cf. Js 2.9ss. O NT destaca a sua fé, cf. Hb 11.31; Tg 2.25.
• Rute, a pagã, a moabita. Como pessoa ela é pura, mas como pagã e moabita ela é singularmente “pecadora”. Basta verificar aquele obscuro capítulo de Gn 19. É certo que Rute é honrada no AT. Até um livro traz o seu nome. Mas não deixa de ser uma pagã moabita.
• A mulher de Urias, cf. 2Sm 11.26s. Mt não menciona o nome dessa mulher. Chamava-se Bate-Seba.
As quatro mulheres são um símbolo de que o pecado tornou-se poderoso. Mas elas também simbolizam que a graça em Cristo tornou-se muito mais poderosa. Sobre as grandes dificuldades ainda existentes na genealogia de Jesus, sobretudo no segundo bloco de 14 gerações, fornece esclarecimento minucioso: Rienecker, Prakt. Handkommentar, Mt-Evangelium!
Depois de José, interrompe-se de repente o uso da palavra “gerou”. O v. 16 diz: […] Jacó gerou a José, marido de Maria, da qual nasceu Jesus, que se chama o Cristo.
Em toda a sua estrutura, a genealogia elabora a comprovação de que José descende corretamente da família davídica. O v. 16 quer mostrar que, juridicamente, José deve ser considerado o pai de Jesus. Com isso reforça-se o conteúdo do primeiro versículo: “Jesus Cristo, filho de Davi”.
Além disso, a formulação: José, o pai (jurídico, não biológico) de Jesus, sem dúvida corresponde aos conceitos de direito matrimonial do povo judeu nos tempos do NT. Se alguém afirma: Este é meu filho, considera-se isso autenticado, isto é, a afirmação tem validade sem restrições, e a pessoa designada como filho assume todos os direitos de herança. Portanto, o menino Jesus está protegido juridicamente. Essa inserção legal na ordem da família criada por Deus aconteceu mediante a determinação única de Deus. Aconteceu não pelas regras da seqüência genealógica humana, mas sim pelo milagre singular e único do nascimento virginal. – Nossos bebês nos são dados por Deus pela via natural, o menino Jesus é dado a José por via sobrenatural.
Em outras palavras: Jesus Cristo foi verdadeiro Deus e homem. Como Deus ele não foi feito, porém era Deus e é Deus e será Deus de eternidade a eternidade. Como pessoa, porém, ele foi “feito” como nós pelo nascimento.

 

Fonte:   COMENTÁRIO ESPERANÇA autor Werner de Boor Editora Evangélica Esperança

Biblia Comentada  Mateus 1:9

 

 

Versiculos Capitulo 1 de Mateus

 Baixe Livros Gospel Grátis Para Baixar è só Clicar nos Livros

 

Biblia Online NVI   Biblia Online NVI    Biblia Online NVI    Biblia Online NVI  Biblia Online NVI

Conheça Nosso Novo Site EBD Viva Igreja Forte