Mateus 1:19

Bíblia Online NVI _ Mateus 1:19

" Por ser José, seu marido, um homem justo, e não querendo expô-la à desonra pública, pretendia anular o casamento secretamente. " Mateus 1:19

 

Comentário de Mateus 1:19

Mas José, seu esposo, sendo justo e não a querendo infamar, resolveu deixá-la secretamente.
Decepcionado, José teve que constatar: aconteceu adultério por parte de Maria. Mas não podia sequer imaginá-lo, considerando a religiosidade e pureza de conduta da Maria. Como devem ter sido terríveis os sofrimentos na alma de José. Contudo, não lhe deve ter feito quaisquer recriminações. Deve ter silenciado, sem perguntar, para não magoar Maria. Como homem “justo”, como o v. 19 o
define, José deve ter sofrido uma enorme tensão, a saber entre o amor por Maria e a obediência à lei. Como homem justo (i. é, como um homem religioso nos termos do AT, que cumpria a lei), não podia casar com uma adúltera, sob pena de tornar-se culpado do adultério. Portanto, devido à lei, ele precisava divorciar-se de Maria. Havia dois caminhos para esse divórcio de José: publicamente, isto é, mediante um processo, ou privadamente, por acordo tácito mediante uma carta de divórcio. Conseqüência do processo seria uma pena, que no domínio romano consistiria em expor Maria à vergonha pública. José não queria isso. A palavra grega para “vergonha pública” ou “exposição no pelourinho” retorna em Cl 2.15. José escolheu o outro caminho, que era separar-se entregando a Maria uma carta de divórcio, privadamente, com o consentimento dela. A Maria dava-se, assim, a possibilidade de casar com aquele que mantivera relações com ela. Desse modo, o escândalo não viria a público. Tudo teria permanecido na esfera interna. Na verdade, a tradução de que José tinha a intenção de “deixá-la secretamente” não é bem correta, porque pode ser interpretada mal, no sentido de que José desapareceria secretamente, abandonando Maria. – Uma ação dessas seria contrária ao caráter de José, que era “justo”.
Será que Jesus seria nascido como filho de uma adúltera? Tudo parecia pressionar nessa direção! O testemunho de Maria, a única que sabia da verdadeira situação, não seria capaz de impedir José de executar sua decisão de se separar dela. Pelo contrário, uma explicação de Maria sobre a verdadeira situação lhe teria parecido como uma afirmação inacreditável. Por isso Maria persistiu no silêncio! Com certeza lamentou-se muito sob essa angústia, de ter de observar o sofrimento indizível de seu noivo.
Nessa circunstância incrivelmente tensa, em que não se vislumbrava saída alguma, e na qual pareciam sobrar para as duas pessoas religiosas José e Maria apenas o adultério e a vergonha, tornava-se necessária a intervenção de um poder maior, a saber, o poder do próprio Deus!

 

Fonte:   COMENTÁRIO ESPERANÇA autor Werner de Boor Editora Evangélica Esperança

Biblia Comentada  Mateus 1:19

Versiculos Capitulo 1 de Mateus

 Baixe Livros Gospel Grátis Para Baixar è só Clicar nos Livros

 

Biblia Online NVI   Biblia Online NVI    Biblia Online NVI    Biblia Online NVI  Biblia Online NVI

Conheça Nosso Novo Site EBD Viva Igreja Forte