Judas 1:10

Biblia Comentada Judas 1:10

 

Judas 1:3 "Todavia, esses tais difamam tudo o que não entendem; e as coisas que entendem por instinto, como animais irracionais, nessas mesmas coisas se corrompem."

 

Comentário Bíblico  de Judas 1:10

 

Todavia para Judas não está em jogo o evento passado em si. Afinal, é preciso enfrentar os hereges de agora. Seu “blasfemar de glórias” parece revelar um conhecimento preciso do mundo invisível transcendente que supera em muito as parcas alusões da proclamação apostólica. Por isso Judas os acusa: Esses, porém, blasfemam o que não conhecem. Paulo adverte a igreja em Colossos: “Ninguém se faça árbitro contra vós outros, pretextando humildade e culto dos anjos, baseando-se em visões, enfatuado, sem motivo algum, na sua mente carnal,” (Cl 2.18). Assim também Judas
imputa aos gnósticos que eles adentram áreas que na verdade nem sequer conhecem. Nas experiências dos hereges, aparentemente de espírito tão elevado, Paulo via a “mentalidade carnal”. Da mesma forma Judas constata a notória contradição. As pessoas contra as quais ele adverte com tanta insistência escalam alturas falsas e concomitantemente vivem uma vida a respeito da qual é preciso constatar: no que, porém, entendem de maneira natural como viventes irracionais, nisso se corrompem. Também animais conhecem a vida sexual com seus prazeres. Contudo, quando o ser humano simplesmente se entrega a pulsões a que o animal apenas obedece por força das sólidas ordens naturais, ele se corrompe. A associação da liberação da sensualidade ao esplendor de espiritualidade e religiosidade especialmente elevadas tem um poder terrivelmente sedutor. Aqui “espíritos livres” parecem rebelar-se contra a “estreiteza” e o “atraso” da vida eclesial apostólica. Como é sedutor quando se pode penetrar, por meio de experiências, no mundo dos anjos e ao mesmo tempo, de sã consciência, reivindicar para si o direito à sexualidade desenfreada! Judas somente constata com brevidade e dureza: nisso se corrompem.

 

Fonte:   COMENTÁRIO ESPERANÇA autor Werner de Boor Editora Evangélica Esperança

Bilbia Online: Versículos Comentados de Judas 1

 Baixe Livros Gospel Grátis Para Baixar è só Clicar nos Livros

 

Biblia Online NVI   Biblia Online NVI    Biblia Online NVI    Biblia Online NVI  Biblia Online NVI

Conheça Nosso Novo Site EBD Viva Igreja Forte