Judas 1:11

Biblia Comentada  Judas 1:11

 

"Ai deles! Pois seguiram o caminho de Caim, buscando o lucro caíram no erro de Balaão, e foram destruídos na rebelião de Corá." Judas 1:11

 

Comentário de Judas 1:11

 

No entanto, Judas não se limita a constatar. Acrescenta um lamento que não é menos real do que uma bem-aventurança. Ai deles! Porque andam pelo caminho de Caim, e, por causa de recompensa, se entregaram cabalmente ao engano de Balaão, e perecem na revolta de Corá! No texto grego todas essas afirmações estão no aoristo: “andaram… e se precipitaram… e pereceram.” De fato, porém, de forma alguma “pereceram”. Significam um perigo muito premente para a igreja, em cujo seio vivem e exercem grande influência. A igreja precisa ser conclamada a lutar contra eles. Mas Judas está tão convicto de sua causa que ele olha em retrospecto como se o juízo já tivesse sido executado, proferindo a condenação derradeira.
A sentença de fato já foi proferida, a saber, sobre Caim e Balaão e Corá, aos quais os sedutores da igreja se assemelham. Andam pelo caminho de Caim. Obviamente não mataram de fato nenhum irmão da igreja, mas se tornam “assassinos” de irmãos em um sentido muito diverso: seduzem para maus caminhos, privando os membros da igreja da vida eterna. Arrastam irmãos e irmãs para longe da verdadeira salvação na cruz de Jesus, confundindo sua fé por meio de discursos inteligentes e superiores. Disputas e cisões na igreja causam tribulação a muitos. Ou Judas podia opinar como o apóstolo João: “Todo aquele que odeia seu irmão é assassino” (1Jo 3.15). Os inovadores podiam expressar livremente seu desprezo e seu ódio contra aqueles que lhes resistiam na igreja.
Também na missiva a Pérgamo (Ap 2.14) “Balaão” é o “typos” de um falso profeta cuja sedução é tão perigosa porque a princípio de fato era um homem “a quem foram abertos os olhos” (Nm 24.3). Que gloriosa verdade ele pronunciou sobre Israel! Mas então não deseja perder a recompensa, a recompensa tilintante que Balaque lhe oferecera, e por isso “ensinou” Balaque a seduzir os filhos de Israel, de modo que estes comeram carne ofertada a ídolos e “praticaram devassidão” (Ap 2.14). Judas julga que os hereges se entregaram inteiramente ao engano de Balaão por causa de recompensa. Porventura “engano” deve ser entendido de forma ativa ou passiva? Será que os desencaminhadores se deixam enganar como Balaão ou agem eles mesmos de forma enganosa e enganadora como ele? Provavelmente esta segunda é a idéia implícita, visto que também Balaão agiu exatamente como enganador ardiloso. Deve-se aceitar que com isso se tornam “enganadores enganados”, mas o fazem por obsessão. Esse é seu aspecto perigoso. O termo grego na realidade diz: eles se “derramaram” para esse engano. Busca expressar a intensidade da entrega de modo tangível. “Nessa atitude vem à luz a mesma coisa que aconteceu com Balaão: uma vontade escravizada que ambiciona a vantagem palpável e que aparentemente emprega forças celestiais para assegurar vantagens para si” (Schlatter).
Todo o falar e agir dessas pessoas era necessariamente ao mesmo tempo revolta contra a igreja e sua direção, por último, porém, contra os apóstolos e a proclamação e ordem de vida apostólicas. Mas uma insurgência assim contra os líderes e sua reivindicação de aceitação já acontecera antes em Israel. Para Judas não é gratuitamente que o texto de Nm 16 conste na Sagrada Escritura. Tampouco esse capítulo é uma mera narrativa interessante de uma época pregressa, mas “típico” e, conseqüentemente, uma palavra ilustradora e julgadora para a atualidade. A igreja, que através dessa revolta ficou consternada e insegura, deve ver com clareza: é a revolta de Corá, de forma que não precisa ficar perplexa. Ela pode conferir na Escritura para onde leva esse tipo de rebeldia. Quem se insurge com Corá contra a autoridade divina também há de perecer com Corá.

 

Fonte:   COMENTÁRIO ESPERANÇA autor Werner de Boor Editora Evangélica Esperança

Bilbia Online: Versículos Comentados de Judas 1

 Baixe Livros Gospel Grátis Para Baixar è só Clicar nos Livros

 

Biblia Online NVI   Biblia Online NVI    Biblia Online NVI    Biblia Online NVI  Biblia Online NVI

Conheça Nosso Novo Site EBD Viva Igreja Forte