Judas 1:19

Biblia Comentada  Judas 1:19

 

"Estes são os que causam divisões entre vocês, os quais seguem a tendência da sua própria alma e não têm o Espírito." Judas 1:19

 

Comentário de Judas 1:19

 

Personagens previamente já anunciadas apresentam-se agora na igreja: Esses são os que causam separação (ou: que se separam), anímicos (psíquicos) que não têm o Espírito. A breve frase reveste-se de relevância decisiva para entendermos corretamente os adversários. Ignoraríamos a gravidade da situação e a intensidade das controvérsias se simplesmente considerássemos os novos pregadores e seus adeptos como “pessoas sem Deus”, que vivem em grosseira imoralidade e não querem saber absolutamente nada da doutrina cristã. A igreja certamente teria sabido lidar com tais pessoas, porque dificilmente teriam exercido uma influência sedutora. Não, no novo movimento se propagava um cristianismo “superior”, “livre”, perante o qual pensamento e vida apostólicos forçosamente pareciam antiquados, retrógrados, estreitos e precários. Isso se expressava em determinadas palavras de ordem. O novo movimento chamava-se gnosticismo = conhecimento. Os cristãos de todos os tipos não passavam de “písticos”, porque tinham apenas pistis = fé. Os novos mestres, porém, traziam “conhecimento”, sistemas de visão religiosa do mundo, nos quais tudo parecia “explicado”, todo enigma solucionado, e tudo imerso em uma radiante luz. Como tudo isso era interessante! Diante disso, o que representava a proclamação que somente remetia à “fé” e não se desprendia do tema “perdição e redenção”?
Ainda se causava uma separação de outra maneira. Distinguiam-se três classes de pessoas. A maioria é “hílica”, ou seja, aqueles que se dissolvem totalmente na hyle = “matéria”, serão tomados pela perdição. Depois havia um nível superior: os “psíquicos”, que não se deixam determinar pela matéria, mas pela psyché = “alma”. Por isso já apresentam certa forma de “cristianismo”, embora alcancem apenas estágios inferiores da bem-aventurança. Fazem parte deste nível os cristãos de todos
os tipos, os “písticos”, e são simultaneamente “psíquicos”. Muito acima deles estão aqueles da terceira e principal categoria: os “pneumáticos”, as pessoas repletas do pneuma = “Espírito”. Os novos mestres e os que aderiam a eles se orgulhavam pelo fato de supostamente viverem sob o verdadeiro Cristo a partir do Espírito. Sentiam-se livres de toda a moral estreita, livres da “lei do Deus dos judeus”, assim chamados filhos livres do Pai, que podiam ceder às pulsões da vida transitória sem que isso os atingisse nas alturas de sua vida espiritual. Porventura não seria sedutor deixar-se chamar para uma vida assim? Não era esse o cristianismo de que o mundo moderno precisava?
Na seqüência Judas comete uma grande ousadia: inverte totalmente esse universo de concepções! Precisamente os adeptos do novo cristianismo são na verdade anímicos (psíquicos) que não têm o Espírito! Isso se evidencia na separação que causam entre as pessoas. Para eles Zaqueu e a grande pecadora teriam sido “hílicos”, com os quais não valia a pena se preocupar. Ao menosprezar os singelos “crentes”, introduziam uma ruptura na igreja, ignorando assim a obra mais importante do Espírito Santo, que consiste em despertar e aprofundar a fé e em reunir a igreja dos fiéis em amável unidade e concórdia. Que contradição com o Espírito de Deus que os “pneumáticos” se coloquem com tamanha arrogância acima dos demais, enquanto o fruto do Espírito na verdade é amor e humildade! Soberbos “detentores do Espírito”, que ao mesmo tempo reclamam para si uma liberdade desregrada, evidenciam-se assim como “psíquicos”, como pessoas que são determinadas somente pelas pulsões psíquicas naturais de influência e prazer, por mais que o prazer consista de uma plenitude de pensamentos e sentimentos religiosos. Sim, são psíquicos e “religiosos”, contudo carecem do Espírito!

 

Fonte:   COMENTÁRIO ESPERANÇA autor Werner de Boor Editora Evangélica Esperança

Bilbia Online: Versículos Comentados de Judas 1

 Baixe Livros Gospel Grátis Para Baixar è só Clicar nos Livros

 

Biblia Online NVI   Biblia Online NVI    Biblia Online NVI    Biblia Online NVI  Biblia Online NVI

Conheça Nosso Novo Site EBD Viva Igreja Forte