Judas 1:2

Biblia Comentada Judas 1:2

 

"Misericórdia, paz e amor lhes sejam multiplicados."  Judas 1:2

 

Comentário Bíblico de Judas 1:2

 

Na seqüência, segundo um belo costume da época, o remetente se une aos destinatários da carta através do anúncio da bênção: Misericórdia vos seja dada, e paz e amor em rica medida. Para um homem como Judas isso era mais do que um “desejo piedoso”. De acordo com a Bíblia, abençoar na realidade acontece na certeza de que Deus concede aquilo que é prometido a pessoas que elevam os olhos para ele em oração. Aqui a dádiva da bênção não é descrita mediante duas, mas três palavras, sendo que a misericórdia consta enfaticamente no início. Ela é a dedicação fundamental de Deus a nós, não apenas uma simpatia da parte dele mas intenção redentora de Deus que se tornou ação, realmente histórica, na morte sacrificial de Jesus por nós. A palavra paz recuperou para nós cristãos atuais algo de seu conteúdo original e abrangente desde que recomeçamos a nos saudar com o termo hebraico shalom como voto de bênção. Experimentamos assim que a rigor não é possível “traduzir” palavras. Para nós “paz”, devido a uma longa história, é facilmente mera paz sentimental do coração. Shalom tem um sentido muito mais palpável e real. Diante da menção do amor poderíamos indagar
se a intenção é destacar o amor de Deus por nós ou se a referência é a nosso amor ao Senhor e entre nós. No modo de pensar do NT os dois estão estreitamente ligados. Amor sempre é indivisível! Amor a Deus não é real sem amor ao irmão; este, porém, nem mesmo é possível sem o amor a Deus. Cf. 1Jo 4.7,11.
O voto de bênção em si já revela que não temos os grandes bens, citados por ele, simplesmente como “propriedade”. Boa parte do cristianismo fenece porque ignora isso. É verdade, tudo é nosso, nós somos pessoas ricas. Contudo somente somos ricos enquanto isso nos for concedido renovadamente. O “ter” genuíno não nos permite satisfazer-nos conosco mesmos, mas nos leva a um crescimento vivo, no qual desejamos possuir, e também receber, em medida muito mais abundante, aquilo que fundamentalmente já foi propiciado. De qualquer maneira, não há como duvidar da disposição de Deus em nos presentear em rica medida. Em consonância, também Paulo associou o alegre e grato reconhecimento daquilo que a igreja já possui com a insistente solicitação de “se tornar ainda mais completo” (1Ts 4.10) e “sempre progredir” (1Co 14.12). Esses são também os desejos de Judas para a igreja à qual escreve, e assim foi previsto para ela pelo Senhor.

 

Fonte:   COMENTÁRIO ESPERANÇA autor Werner de Boor Editora Evangélica Esperança

Bilbia Online: Versículos Comentados de Judas 1

 Baixe Livros Gospel Grátis Para Baixar è só Clicar nos Livros

 

Biblia Online NVI   Biblia Online NVI    Biblia Online NVI    Biblia Online NVI  Biblia Online NVI

Conheça Nosso Novo Site EBD Viva Igreja Forte