Judas 1:20

Biblia Comentada  Judas 1:20

 

"Edifiquem-se, porém, amados, na santíssima fé que vocês têm, orando no Espírito Santo."Judas 1:20

 

Comentário de Judas 1:20

Novamente Judas se dirige à igreja, mostrando-lhe agora, de forma positiva, o caminho que ela deve seguir apesar de sua consternação. Vós, porém, amados, edificando-vos na vossa fé santíssima, orando no Espírito Santo, guardai-vos no amor de Deus, esperando a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo, para a vida eterna. Isso representa um contraste claro contra tudo o que os adeptos da nova tendência dizem e praticam em sua vida. A igreja não deve “separar” e dilacerar, mas edificar. A metáfora muito usual no NT, da “construção”, é tudo, menos “edificante”, mas tem um sentido ainda bem original e singelo da palavra. A edificação da igreja deve avançar pelo encaixe de uma “pedra viva” na outra. O alicerce, porém, sobre o qual se constrói, o único sobre o qual se pode edificar, é a “fé” menosprezada pelos “modernos”. O fato de Judas defini-la aqui como vossa fé santíssima não é um sinal de tradicionalismo e “ortodoxia”, embora o conteúdo objetivo da fé esteja em primeiro plano. O que os novos mestres desprezam e consideram no máximo um “estágio inferior”, precisamente isso constitui o verdadeiro fundamento, dádiva de Deus por intermédio de sua revelação e, portanto, santíssimo, intocável. A igreja deve defender esse fundamento e basear-se nele com toda alegria e convicção.
Ao mesmo tempo a metáfora do “edificar” aponta para o fato de que o contraste com o novo movimento não significa estagnação nem mero “repouso” sobre “a fé de uma vez por todas entregue aos santos” (v. 3). “Edificar” não é repouso e contemplação, mas constante progresso no empenho e no trabalho. “A igreja não é local de visitas, mas de obras.”
Em que, porém, consiste seu serviço essencial nessa “construção”? Na circunstância de que os membros da igreja estejam orando no Espírito Santo, cuja atuação não se mostra em coisas excêntricas nem em acontecimentos chamativos. Por meio de Zacarias Deus havia prometido: “Derramarei o Espírito da graça e da oração” (Zc 12.10). Orar pode parecer insignificante e não obstante é a ação mais importante e sublime que um ser humano pode realizar na face desta terra. Porém é unicamente no Espírito Santo que se pode orar verdadeiramente. Igrejas, casas, organizações e também cristãos individualmente, nos quais a oração ocupa o centro da vida, mostram com isso que estão “cheios do Espírito”.

 

Fonte:   COMENTÁRIO ESPERANÇA autor Werner de Boor Editora Evangélica Esperança

Bilbia Online: Versículos Comentados de Judas 1

 Baixe Livros Gospel Grátis Para Baixar è só Clicar nos Livros

 

Biblia Online NVI   Biblia Online NVI    Biblia Online NVI    Biblia Online NVI  Biblia Online NVI

Conheça Nosso Novo Site EBD Viva Igreja Forte