Judas 1:24

Biblia Comentada  Judas 1:24

 

"Àquele que é poderoso para impedi-los de cair e para apresentá-los diante da sua glória sem mácula e com grande alegria," Judas 1:24

 

Comentário de Judas 1:24

O termo “doxologia” significa o louvor que exalta a Deus. Os hinos de Israel, os salmos, estão repletos dele. Mas o judeu, de maneira geral, também tinha o hábito de inserir doxologias em seus discursos e diálogos. Em todas as experiências da vida seu olhar se elevava para Deus, a quem cabe em todas as circunstâncias o louvor de seu nome. Jó, p.ex., responde até mesmo às notícias de desgraças que o atingem com uma doxologia (Jó 1.21). E Paulo é estimulado no meio da descrição do pecado humano a honrar a Deus com uma exclamação de exaltação (Rm 1.25). Da mesma maneira a carta aos Romanos conclui com uma doxologia, cuja estrutura é notoriamente semelhante às palavras finais da carta de Judas.

A doxologia reveste-se de singularidade em Judas pelo fato de destacar-se de modo surpreendente e marcante da dureza de seu escrito. Na presente carta, ao voltar os olhos para Deus, ela se torna uma palavra de auxílio e fortalecimento para a igreja, muito mais eficaz que um possível voto de bênção. A igreja passa por uma luta árdua. Sua tarefa lhe foi mostrada nos v. 20-23. Será capaz de cumprir essa tarefa? Alcançará vitória sobre o descaminho destrutivo? Não chegará pessoalmente a tropeçar na difícil caminhada? Olhando para si mesma e experimentando o poder de sedução do novo movimento, ela poderia ficar apreensiva. Contudo, não está sozinha! Pela fé pode contar firmemente com Deus. Quem é esse Deus, e o que ele é capaz de fazer pela igreja? Judas o declara à igreja com as mais vigorosas palavras: Ora, lembrai-vos de que Deus é aquele que tem o poder de vos guardar de tropeços e vos colocar diante de sua glória irrepreensíveis com júbilo. O próprio Jesus havia descrito tão seriamente os poderes de sedução do fim dos tempos como aqueles que “se fosse possível, também seduziriam os eleitos” (Mt 24.24). Nessa situação, mesmo a maior segurança própria estará abalada! Se a igreja teve de presenciar que alguns dentre seus fiéis sucumbiram à moderna tendência, que membro da igreja poderia, então, declarar: Comigo isso não pode acontecer? Porém o Deus vivo, que tem “o poder de salvar” (Rm 1.16), também possui o poder de guardar. Nessa questão existe uma certeza plena. Isso não exclui, antes inclui, toda a seriedade do engajamento pessoal. A exortação do v. 21, “guardai-vos no amor de Deus”, permanece válida, mesmo quando é somente pela asserção “Deus quer e tem o poder de vos guardar” que ela recebe seu inabalável alicerce.


O olhar para o alto é simultaneamente um olhar para frente. Judas pensa em termos de história da salvação. Por mais sério que seja o dia de hoje com sua luta, rumamos para o grande dia, do qual já falava o v. 6. Naquele dia se manifestará a glória de Deus. O termo grego doxa preserva aqui algo de seu significado original, “esplendor de luz”. Naquele dia tudo estará nitidamente sob a luz penetrante da eternidade. Desaparecerá toda a aparência e todo esplendor falso que agora podem enfeitiçar pessoas. Para os perturbadores da igreja, que distorcem a graça de Deus e renegam nosso único Soberano e Senhor Jesus Cristo (v. 4), isso será o dia do juízo. Mas os membros da igreja que permanecerem fiéis experimentarão a maravilha que é ver a graça de Deus os colocar diante de sua glória irrepreensíveis com júbilo. Logo, não escaparão apenas por pouco. Não, Judas conclui a frase do poder preservador de Deus com uma forte ênfase na palavra júbilo, regozijo, gritos de alegria. Quando a igreja tem o privilégio de ver isso diante de si, o que ainda podem significar as aflições da atualidade? Que diferença faria se ela for escarnecida como “atrasada”, “obtusa” e “precária”?

 

 

Fonte:   COMENTÁRIO ESPERANÇA autor Werner de Boor Editora Evangélica Esperança

Bilbia Online: Versículos Comentados de Judas 1

 Baixe Livros Gospel Grátis Para Baixar è só Clicar nos Livros

 

Biblia Online NVI   Biblia Online NVI    Biblia Online NVI    Biblia Online NVI  Biblia Online NVI

Conheça Nosso Novo Site EBD Viva Igreja Forte