Judas 1:3

Biblia Comentada Judas 1:3

 

"Amados, embora estivesse muito ansioso por lhes escrever acerca da salvação que compartilhamos, senti que era necessário escrever-lhes insistindo que batalhassem pela fé de uma vez por todas confiada aos santos." Judas 1:3

 

Comentário Bíblico de Judas 1:3

Judas declara imediatamente aos destinatários da carta por que, afinal, lhes escreve, com que seriedade o faz e qual é o objetivo do escrito: Amados, enquanto dedico todo o empenho em vos escrever a respeito de nossa salvação comum, obtive a necessidade de vos escrever. Na interpelação amados comprova-se o que acabamos de afirmar acerca do caráter “indivisível” do amor. São amados primeiramente porque Deus os incluiu em seu amor (v. 1). Mas por isso vale para eles também o que Paulo disse aos tessalonicenses em 1Ts 2.8: “tornaram-se amados” também para os mensageiros. Podem ter certeza de que Judas lhes escreve com sincero amor, não obstante toda a gravidade de suas palavras.
No entanto, esse amor não é a única razão pela qual Judas escreve a carta. Ele não escreve por critério pessoal ou por qualquer disposição de humor. Sua carta tem uma fundamentação muito mais séria: obtive a necessidade de (literalmente, vi-me forçado a) vos escrever. Essa palavra necessidade também consta em 1Co 9.16 com vistas a todo trabalho de proclamação do apóstolo Paulo: uma necessidade interior pesa sobre ele; por isso precisa evangelizar. Situação análoga é a de Judas: ele precisa escrever a carta. Esse “precisa” pesa, no Antigo e Novo Testamentos, sobre todos os homens e mulheres com quem nos deparamos no serviço de Deus. Pesa com gravidade máxima também sobre Jesus, e não significa refutação, mas exatamente confirmação e consumação de sua verdadeira filiação divina.
Judas precisa escrever. Como, então, deve ser entendida a declaração anterior? Será que, com “um vivo desejo”, pretendia de fato escrever à igreja algo bem diferente, uma carta doutrinária, um tratado sobre nossa salvação comum? Será que foi interrompido nisso porque foi impulsionado por uma necessidade totalmente diferente? Ou será que a salvação comum se refere ao conteúdo da presente carta, com a carta apenas passando a ter outro objetivo em vista de uma necessidade recebida? A forma lingüística da frase não nos permite chegar a uma conclusão. Judas pode fundamentar a aplicação de todo o empenho no escrito justamente pelo fato de que se tornou cada vez mais nítida para ele a necessidade que o impelia a escrever. Afinal, cumpre considerar que na primeira parte da frase consta poiúmenos e não poiesámenos = ou seja: “enquanto dedico”, e não “dedicava”, todo o empenho.
Trata-se de nossa salvação comum. A salvação = a redenção é o mais importante que pode existir para nós. Está em jogo nosso futuro eterno. Enfaticamente é dito: a nossa salvação conjunta. Logo não se trata do interesse particular de um indivíduo ou da doutrina peculiar de um grupo ou
tendência. A salvação, a redenção dos humanos diz respeito igualmente a todos. Nisso Judas está completamente de acordo com todos os apóstolos, assim como com a própria igreja. Essa concordância constitui o fundamento para a boa compreensão entre o autor da carta e os destinatários.
Essa salvação, porém, está ameaçada, não por algo de fora, mas algo de dentro da própria igreja. Por essa razão a igreja precisa ser convocada, “exortada”, acordada e fortalecida para a luta. Esse é o alvo da carta: para vos exortar a lutar pela fé, que foi entregue aos santos de uma vez por todas. Não é pela salvação em si que a igreja tem de lutar. A salvação foi conquistada pelo Filho de Deus quando, ao morrer, fez soar seu grito de vitória “Está consumado”. Contudo, trata-se da mensagem da salvação e de sua vigência, da fé que foi entregue aos santos. Nessa formulação evidentemente foi fortemente destacado o aspecto objetivo da fé. Somente o conteúdo da fé em si é que pode ser entregue. Fundamentalmente, agarrar esse conteúdo, apropriar-se dele e vivenciar a fé têm de acontecer dia a dia na vida de cada cristão e na vida cristã. Contudo, isso pressupõe a existência do conteúdo e fundamento da fé. Por isso justifica-se plenamente a valorização do conteúdo da fé e sua preservação e comunicação fiel e correta. Na presente passagem constitui um sinal de que a carta precisa ser datada historicamente em um período tardio, situando-se em uma época de “estruturação eclesiástica” e “tradicionalismo”. Também Paulo chegou a falar “da fé” como um dado consolidado que “veio” na hora preestabelecida por Deus (Gl 3.23; Rm 3.21). E também ele conhecia a “tradição” límpida do conteúdo da fé, na qual não há nada para pôr nem tirar (1Co 11.23; 15.1-4). Por quem “a fé” nesse sentido é “entregue aos santos”? Inicialmente pelos apóstolos. Em última análise, porém, é – cf. 1Co 11.23 – o próprio Deus que nos prepara e concede o fundamento e conteúdo da fé. Como outrora na história de Israel, Deus agiu agora de forma definitiva no envio messiânico de seu Filho. Com validade de uma vez por todas, aconteceu o que ele consumou na cruz para nós, como a carta aos Hebreus salienta repetidamente. Portanto a fé foi entregue aos santos de uma vez por todas como testemunho dos grandes feitos de Deus.
Obviamente essa fé objetiva precisa ser aceita subjetivamente e preservada. Somente assim obteremos a redenção e nos tornamos “santos” que pertencem a Deus e atingem a salvação. Esse “segurar firme a fé” passa a ser, em determinadas situações, uma luta. Porque, segundo a experiência, essa “fé” freqüentemente é posta de lado no âmbito da igreja, e até mesmo negada e rejeitada. Por essa razão também encontramos em Paulo as grandes “epístolas polêmicas”, sobretudo a carta aos Gálatas e a segunda aos Coríntios. Em meio à carta da alegria, a carta aos Filipenses, conclama-se em Fp 3.17-19 com grande seriedade para a luta. Um apelo desses, portanto, também se tornou necessário nas igrejas às quais Judas se dirige.

Fonte:   COMENTÁRIO ESPERANÇA autor Werner de Boor Editora Evangélica Esperança

Bilbia Online: Versículos Comentados de Judas 1

 Baixe Livros Gospel Grátis Para Baixar è só Clicar nos Livros

 

Biblia Online NVI   Biblia Online NVI    Biblia Online NVI    Biblia Online NVI  Biblia Online NVI

Conheça Nosso Novo Site EBD Viva Igreja Forte