Judas 1:5

Biblia Comentada Judas 1:5

 

Judas 1:3 "Embora vocês já tenham conhecimento de tudo isso, quero lembrar-lhes que o Senhor libertou um povo do Egito mas, posteriormente, destruiu os que não creram."

 

Comentário Bíblico de Judas 1:5

 

Quero, pois, recordar-vos, que sabeis de tudo de uma vez por todas. Ao pesquisarmos o verbete “recordar”, qualquer concordância nos mostrará a importância que o “lembrar-se” tinha já no AT. A razão disso é a revelação de Deus em feitos históricos. É deles que vive a fé. Por isso ela precisa recordar-se constantemente desses feitos, para tornar a esperar tais realizações segundo as promessas de Deus. Por isso encontramos “recordar” e “lembrar” também no NT. Na instrução apostólica trata-se muitas vezes de uma recordação de coisas há muito aprendidas e sabidas. Tal recordar é importante e necessário, porque coisas conhecidas e familiares facilmente perdem a influência sobre nós e deixam de ter importância em nosso íntimo. Membros da igreja, à qual Judas escreve, sabem tudo de uma vez por todas, naturalmente não no sentido de quaisquer tipos de conhecimentos gerais, mas o conhecimento de tudo que é essencial na proclamação veterotestamentária e apostólica. Entretanto, o que está em jogo é que agora apliquem seu conhecimento em uma situação singular, na luta contra tendências e pessoas desencaminhadoras, usando-o como arma. Por essa razão, como consta textualmente, Judas “quer” que “eles se lembrem”, para que tudo o que é sabido volte a influenciar a atualidade.
É do conhecimento bíblico que devem se lembrar. Propõe-lhes três histórias bíblicas, nas quais se torna explícita toda a seriedade de Deus. Trata-se de sua seriedade diante daqueles que haviam sido ricamente presenteados e agraciados por ele, mas que “perverteram” essa graça e por isso se tornaram alvos de juízo. Não ajuda os desencaminhadores que, afinal, também eram “cristãos”, viviam na igreja dos santos e experimentaram a graça de Deus. Pelo contrário, precisamente isso tornou sua responsabilidade muito maior e sua culpa muito mais grave.
O primeiro exemplo disso é nitidamente bíblico e encontra-se em Nm 14. 20-25. Os destinatários da carta “sabem” que o Senhor certamente resgatou o (seu) povo do Egito, mas então aniquilou aqueles que não creram. Ou seja, mesmo aqueles que experimentaram o ato salvador fundamental de Deus na antiga aliança, a libertação do Egito, ainda podem perecer no juízo, sem chegar à terra prometida. É a esse ponto que chega a seriedade de Deus. A fé está sempre em jogo. A recordação do acontecido naquele tempo devia estimular a igreja a, com empenho máximo, “lutar pela fé” e apegar-se à “fé que lhes foi transmitida” (v. 3).

Fonte:   COMENTÁRIO ESPERANÇA autor Werner de Boor Editora Evangélica Esperança

Bilbia Online: Versículos Comentados de Judas 1

 Baixe Livros Gospel Grátis Para Baixar è só Clicar nos Livros

 

Biblia Online NVI   Biblia Online NVI    Biblia Online NVI    Biblia Online NVI  Biblia Online NVI

Conheça Nosso Novo Site EBD Viva Igreja Forte