Judas 1:9

Biblia Comentada Judas 1:9

 

Judas 1:3 "Contudo, nem mesmo o arcanjo Miguel, quando estava disputando com o Diabo acerca do corpo de Moisés, ousou fazer acusação injuriosa contra ele, mas disse: “O Senhor o repreenda!”

 

Comentário Bíblico de Judas 1:9

Judas constata uma perigosa soberba nesse blasfemar. Que espíritos arrogantes são esses, que ousam algo a que nem mesmo um dos maiores príncipes de anjos se viu autorizado? No entanto, Miguel, o arcanjo, quando, contendendo com o diabo, teve uma discussão com ele acerca do corpo de Moisés, não se atreveu a pronunciar um juízo insultante contra ele, mas declarou: “Que o Senhor te repreenda (ou: puna)!” Miguel tem de travar a luta vitoriosa contra Satanás por incumbência do Senhor (Ap 12.7-9). Por isso é tanto mais significativo que Miguel, na ocasião passada em que disputava o corpo de Moisés, não se dirigiu ao diabo com uma sentença blasfemadora, mas deixou a “repreensão” totalmente por conta do Senhor, que como repreensão divina possui máxima eficácia (Sl 18.15; 104.7; 106.9) e por isso também pode ser traduzido por “punir”. Como, então, seres humanos ousariam blasfemar glórias, ainda que sejam caídas e hostis a Deus?
Neste ponto novamente se explicita que Judas convivia com interpretações do AT que nós já não conhecemos, mas que devem ter sido bastante disseminadas e reconhecidas em sua época. A interpretação da igreja antiga aponta aqui para um escrito apócrifo, a Assumptio Mosis [Assunção de Moisés]. Dispomos somente de um fragmento dela, no qual, porém, não consta a passagem a que Judas se refere. A narrativa da Bíblia sobre a morte e o sepultamento de Moisés em Dt 34.5s é, em si, simples e sóbria. Contudo, justamente por sua brevidade, podia dar margem a melhores ilustrações.

 

Fonte:   COMENTÁRIO ESPERANÇA autor Werner de Boor Editora Evangélica Esperança

Bilbia Online: Versículos Comentados de Judas 1

 Baixe Livros Gospel Grátis Para Baixar è só Clicar nos Livros

 

Biblia Online NVI   Biblia Online NVI    Biblia Online NVI    Biblia Online NVI  Biblia Online NVI

Conheça Nosso Novo Site EBD Viva Igreja Forte