Mateus 2:1

Comentário Bíblico Mateus 2:1

"  Depois que Jesus nasceu em Belém da Judéia, nos dias do rei Herodes, magos vindos do oriente chegaram a Jerusalém " Mateus 2:1

Comentário de (Mateus 2:1)

Tendo Jesus nascido em Belém da Judéia, em dias do rei Herodes, eis que vieram uns magos do Oriente a Jerusalém.
As palavras em dias do rei Herodes expressavam a essência da crueldade e terror. O cognome histórico Herodes magno talvez pudesse ser interpretado como sendo Herodes o grande, não na condução dos negócios do Estado, e sim como egoísta, trapaceiro, assassino, tirano e criminoso. De origem ele era um idumeu grosseiro, que ganhava o pão pela espada e que não queria parar de odiar Israel. A dinastia heróica dos macabeus foi destronada por ele. Fez executar pelo imperador em Roma o último macabeu, Antígono. Depois conquistou, com a ajuda dos romanos (i. é, dos inimigos da pátria), a cidade de Jerusalém, causando dentro dela um horrível banho de sangue. Depois assassinou seus rivais um após o outro. O povo judeu odiava-o profundamente. De fato, parecia ter chegado o tempo em que o cetro era afastado de Judá. Parecia que a bênção de Jacó seria totalmente convertida em maldição, e Israel iria ao encontro de sua ruína definitiva…
Essa descrição é suficiente para ilustrar para nós a breve e tão carregada frase em dias do rei Herodes.
Eis que vieram uns magos. Assim como em 1.20 o anjo foi anunciado com um “eis”, também os magos são apresentados com um “eis”. Aqui como lá a intenção é indicar surpresa. Era algo inusitado que pagãos, os quais perante os judeus não valiam nada, de repente ocupassem a cena!
Sua pátria era a região entre os rios Eufrates e Tigre. Lá, no reino dos babilônios, se praticava com especial dedicação a astrologia! – Desde o exílio babilônico (6 séculos antes), o grupo remanescente de judeus (chamados de judeus da diáspora) provavelmente constituía um grupo influente do reino da
Babilônia! Esses judeus na diáspora não se limitavam a levar uma vida isolada no silêncio, mas empenhavam-se assiduamente em fazer propaganda de sua religião!
Citemos apenas um exemplo: Daniel! Sobre sua influência marcante no mundo babilônico veja Dn 2.48; 5.11. Será que, nessa posição influente, Daniel não teria falado repetidamente do Deus único e do rei vindouro? Creio que sim! A notícia do nascimento de um rei que estava para vir também era conhecida no mundo pagão!
Uma caravana como o séquito dos magos não é um caso isolado. O escritor judaico Josefo relata a peregrinação de Helena, mãe de um príncipe babilônico, até Jerusalém! Esse príncipe pagão converteu-se ao judaísmo com toda a sua casa. O acontecimento deu-se cerca de 40 a 50 anos após a nossa história dos “magos do Oriente”!

 

Fonte:   COMENTÁRIO ESPERANÇA autor Werner de Boor Editora Evangélica Esperança

Biblia Comentada  Mateus 2:1

Comentário Bíblico Mateus 2

 Baixe Livros Gospel Grátis Para Baixar è só Clicar nos Livros

 

Biblia Online NVI   Biblia Online NVI    Biblia Online NVI    Biblia Online NVI  Biblia Online NVI

Conheça Nosso Novo Site EBD Viva Igreja Forte