Mateus 3:13

Comentário Bíblico Mateus 3:13

"  Então Jesus veio da Galiléia ao Jordão para ser batizado por João. " Mateus 3:13

Comentário de (Mateus 3:13-17)

Em relação à tradução
a Cf. o exposto sobre 2.7 (grego tóte = depois disso).
b Cf. o exposto sobre 1.20.
c Outra tradução: “Empurrar de volta o ferrolho”. Marcos fala que o céu se fendeu, se rasgou! O texto coiné e alguns manuscritos inserem um “lhe”. Daí a forma: “Os céus se lhe abriram”.
d Aqui o texto original traz “Espírito” sem artigo e “Deus” sem artigo. Cf. 12.28. Em 14.33 e 27.43,54 lê-se “filho de Deus”, também sem artigo. Em 5.9 encontra-se “filhos de Deus”, sem artigo. Essa é uma forma genuinamente judaica de se expressar. Em Jo 1.32 o Batista diz que viu o Espírito de Deus.
e Cf. o que se diz em Marcos sobre a mesma passagem.
f A expressão “em quem Deus se compraz” provém de Is 42.1. Ali se afirma do servo de Deus descrito por Isaías que Deus o escolhe, se compraz nele e lhe dá seu Espírito. – Logo, Jesus é o verdadeiro servo de Deus, no qual Deus tem satisfação em tudo (Jo 8.29), que em tudo realiza a vontade de Deus (Jo 4.34; 5.30; Mc 14.36).
Observação preliminar
E o que viria atrás chegou, o mais forte, o próprio Senhor. Ele veio! Sucedeu o encontro pessoal singular e único entre Jesus e seu arauto. É esse momento único da reunião pessoal dos dois que o evangelista descreve agora.
O batismo de João atraiu, como tantos israelitas, também Jesus ao Batista. Mas o mesmo João que nos demais casos tinha a convicção de que todos sem exceção precisam passar pela confissão dos pecados, pela conversão e pelo batismo se quiserem ser partícipes do “reinado dos céus”, diz a Jesus: Eu é que tenho necessidade de ser batizado por ti, e tu vens a mim? Portanto, segundo a opinião de João, Jesus não tem necessidade do perdão dos pecados, não precisa primeiramente tornar-se justo, ele já é justo, a saber, justo a partir de si mesmo.
Contudo, Jesus não desiste de assumir o batismo da conversão e do perdão dos pecados, porém sem que se fale de uma confissão de pecados.
Por que Jesus deixou-se batizar? Sabemos da importância do batismo de João. Ele significava o juízo sobre a pessoa culpada. Jesus tinha necessidade de um tal juízo? Não, por causa de si próprio ele não precisava deixar-se batizar. Ele submeteu-se ao batismo não somente exteriormente, como a uma cerimônia, ou para nos dar um exemplo, a saber, de que também precisamos deixar-nos batizar. Jesus sabia que precisava realizar e construir o que esse batismo representa. Está cônscio de que ele é o cordeiro de Deus que leva embora o pecado do mundo. Por isso responde ao Batista: Convém cumprir toda a justiça. Ele sabe o caminho da decisão redentora de Deus, que passa pela “vicariedade”.
Por isso ele desce à mesma água com os pecadores. Iguala-se a eles (cf. Fp 2).
O batismo de João significa condenação! Ele quer suportá-la.
O batismo de João significa um grito por misericórdia! – Jesus quer abrir o acesso ao trono da graça. Com nitidez, vislumbra no fim de seu caminho a cruz. No seu batismo ele assume decididamente essa cruz. – Considerado para si somente, ele poderia ter tido alegria, mas a sua ligação com a humanidade coberta de culpa constituiu-se na grande carga de sua vida, que lhe trouxe
a morte. Por isso sua morte também se tornou o verdadeiro cumprimento do batismo de João. Por conseguinte, o batismo de João veio a ser, no seu auge, uma clara profecia da morte de Jesus.
Três sinais miraculosos formam a resposta divina ao batismo de Jesus:
• Os céus se abrem;
• O Espírito Santo desce;
• A voz de Deus fala.
Os céus se abrem. Agora os céus estão novamente “rasgados”, como diz Marcos, ou “abertos”, conforme Mateus. Abrem-se as regiões que até então estavam trancadas aos seres humanos. Em Jesus, ficou livre o caminho ao coração paterno de Deus! A terra recebeu de novo o céu. E novamente é possível ser nascido do céu!
O Espírito Santo desce. Pergunta-se: O que significa a transmissão do Espírito para o próprio Senhor Jesus? – De forma alguma constitui uma contradição, como pensam alguns, que o Espírito Santo desce no momento do batismo e que o Senhor nasceu maravilhosamente lá em Belém pela força do Espírito Santo. É certo que Jesus não viveu 30 anos sobre a terra sem o Espírito Santo. Contudo agora, no início da vida pública de Jesus, o Espírito Santo, que durante 30 anos foi o elo de comunhão entre o Pai e seu Filho encarnado, entra num novo tipo de relacionamento. O Pai o ungiu como rei mediante o Espírito Santo e simultaneamente como profeta, poderoso em atos e palavras perante Deus e todo o povo. Em conseqüência, no caso de Jesus o “Espírito Santo” jamais pode ser o Espírito do novo nascimento. Pois Jesus não precisava de um novo nascimento, ele já era santo desde o seu nascimento (Lc 1.35). Aqui o Espírito Santo é compreendido como instrumentalização pública para a atividade que o Senhor de agora em diante irá exercer. Agora iniciam os feitos milagrosos e as curas de enfermos.
O terceiro sinal milagroso acontecido do céu foi a voz divina. Através do meio mais direto, mais pessoal e mais íntimo de expressar a comunhão, a saber, pela “palavra”, Deus revela ao seu Filho o relacionamento, singular por excelência, que existe entre ambos. Soa a voz de Deus, abrindo-lhe o que ele é para Deus, a saber, o amado, amado como um filho único só pode ser amado pelo pai, e revelando o que o Filho por isso é para o mundo, a saber, o instrumento do amor de Deus pelas pessoas. O envio do Filho tem a finalidade de elevá-las à extraordinária dignidade de filhos de Deus (cf. Mt 5.9).
Que contraste entre o início e o fim do presente capítulo! Lá no início, as mais duras palavras de condenação de João batista, aqui no final o cordeiro de Deus, que tomou sobre si todo o juízo ao deixar-se batizar no lugar dos pecadores. Lá a lei – aqui o evangelho; lá juízo, aqui a graça.

 

Fonte:   COMENTÁRIO ESPERANÇA autor Werner de Boor Editora Evangélica Esperança

Biblia Comentada  Mateus 3:13

Comentários Bíblicos de Mateus 3

 Baixe Livros Gospel Grátis Para Baixar è só Clicar nos Livros

 

Biblia Online NVI   Biblia Online NVI    Biblia Online NVI    Biblia Online NVI  Biblia Online NVI

Conheça Nosso Novo Site EBD Viva Igreja Forte