Mateus 4:11

Versículo Mateus 4:11

" Então o Diabo o deixou, e anjos vieram e o serviram.  " Mateus 4:11

Comentário de (Mateus 4:8-11)

Levou-o ainda o diabo a um monte muito alto, mostrou-lhe todos os reinos do mundo e a glória deles e lhe disse: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares. Então, Jesus lhe ordenou: Retira-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor, teu Deus, adorarás (prostrado), e só a ele darás culto. Com isto, o deixou o diabo, e eis que vieram anjos e o serviram.
Mostrar o mundo e suas maravilhas foi uma obra satânica para enfeitiçar e ofuscar! Todos os milagres satânicos têm em si algo de enganador! Não são milagres para conceder bênção, que levam a Deus, e sim peças cênicas, que levam para longe de Deus.
O tentador pondera: O Senhor terá liberdade de fazer o que apraz ao Senhor, nesse imenso território de maravilhas que lhe está mostrando. Nele o Senhor pode governar de acordo com os seus desejos e intenções nobres, tornando esse mundo um templo de Deus… “porém”, e aqui aparece de novo sorrateiramente o diabólico “porém”, tudo o que foi dito e oferecido pode ser alcançado somente mediante uma pequena consideração para com o mundo.
Em outras palavras: ao desenvolver sua obra redentora, Jesus, por sabedoria e calculismo, deverá ceder um pouco aos desejos do povo, para desse modo assegurar-se da simpatia do povo e da colaboração de seus líderes na execução de seus grandes e divinos planos salvíficos.
Quantos sucessos obtidos com meios deste mundo podem, à luz de Deus, pertencer a essa categoria. A frase: “O fim santifica os meios” é do diabo.
A réplica de Jesus: “Você deve devotar-se a Deus, seu Senhor, e servir somente a ele” tornou-se o grande lema de sua vida sobre a terra. Com tudo o que é e possui, ele quer se colocar irrestritamente à disposição de seu Deus e Pai. Ele permite que o Pai lhe dê tudo o que diz e faz. É totalmente dependente dele. Não é a benevolência das pessoas que o influencia, nem o ódio delas que o tira do rumo, mas é unicamente o Pai que pode determinar o fim e os meios de sua missão redentora.
Deus, porém, requer um coração integralmente devotado. Um pequeno flerte com o mundo, um leve brincar com o próprio eu, destroem, aos olhos de Deus, a integridade da dedicação a ele. Justamente essa pequena concessão Jesus não fez. Tomou sobre si a cruz com vontade indivisa, devotando-se ao Pai. Ainda que pudesse ter alegrias, suportou a cruz, tornando-se assim nosso eterno sumo sacerdote, que tem compaixão de nossa fraqueza.
A tentação do Senhor chegou ao fim. Ao vencedor servem os anjos de Deus. Alimentam o faminto. Não se apoderou por conta própria do serviço dos anjos, mas Deus lhos enviou.
Agora está definida a posição de Jesus. Ao deixar o deserto para dar início à sua obra, o príncipe deste mundo é seu mais decidido adversário, mas Deus é o seu mais decidido amigo (se for lícito expressá-lo nesses termos humanos).
Jesus tinha somente um princípio, um ponto de vista, uma vontade, a saber, corresponder em tudo ao que Deus esperava.
Duplamente consagrado pela preparação no batismo e pela vitória na tentação, ele vai ao encontro da humanidade que por ele espera.
A arma com que Jesus conquistou a vitória foi tão somente a palavra de Deus: “Está escrito”. O maligno estava derrotado. A Bíblia é e sempre será a academia dos lutadores de Deus, o arsenal espiritual. – O método mais perigoso do diabo, porém, é que ele próprio recorre a esse arsenal. Conhece-o muito bem, muito melhor do que nós! Ele também passa a usar a palavra de Deus como arma, mas como arma contra nós. Procede assim, usando de forma impura a arma da palavra de Deus, abusando dela, retirando-a, p. ex., do seu contexto, distorcendo-a um pouco etc. Nesse momento é importante dizer com redobrada vigilância, correspondendo ao exemplo de Jesus: “Também está escrito”. É mais necessário ainda brandir a espada da palavra contra o “rei infernal, das trevas, do mal”.

 

 

Fonte:   COMENTÁRIO ESPERANÇA autor Werner de Boor Editora Evangélica Esperança

Biblia Comentada  Mateus 4:11

 Baixe Livros Gospel Grátis Para Baixar è só Clicar nos Livros

 

Biblia Online NVI   Biblia Online NVI    Biblia Online NVI    Biblia Online NVI  Biblia Online NVI

Conheça Nosso Novo Site EBD Viva Igreja Forte