Mateus 4:3

Versículo Mateus 4:3

" O tentador aproximou-se dele e disse: “Se és o Filho de Deus, manda que estas pedras se transformem em pães”.  " Mateus 4:3

Comentário de (Mateus 4:3-4)

Então, o tentador, aproximando-se, lhe disse: Se és Filho de Deus, manda que estas pedras se transformem em pães. Jesus, porém, respondeu: Está escrito: Não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus.
É uma tentação muito refinada com a qual Satanás se achega a Jesus. É mais perigosa a tentação que nem se parece com uma tentação. Mostrando um interesse comovedor, aquele simpático desconhecido se aproxima de Jesus, que estava totalmente esgotado pela fome. Dá-lhe a sugestão de que, por força de sua condição de Filho de Deus, transforme pedras em pães.
Do mesmo modo como as palavras no paraíso: “Teria Deus realmente dito?”, a expressão se és Filho de Deus formula uma dúvida. Seu significado é: “Se realmente és o Filho de Deus, não tens necessidade de passar fome”. Fome e esgotamento atestam contra a filiação divina. A existência da filiação somente pode ser comprovada se forem utilizadas as capacidades milagrosas contidas na condição de Filho de Deus. Fome e exaustão precisam, portanto, ser eliminadas imediatamente, com ajuda dessas capacidades. Somente quando isso acontece, comprova-se como autêntica a filiação divina. Do contrário não! – Assim insinua o tentador.
Jesus sente seu esgotamento. A sensação da fome é avassaladora. Por que, pois, não usar os dons que possui, ainda mais que há necessidade? Afinal, os dons são dados para que os empreguemos! Este é o sentido da tentação satânica. – O que se pode contrapor a ela?
Sem dúvida é da vontade de Deus que trabalhemos com os dons, porém aqui temos um perigoso “mas”. Os dons e as forças que Deus concedeu aos seus nos são dadas não para que as usemos segundo o nosso próprio arbítrio, somente para nós mesmos, mas estão aí para que sejam colocadas a serviço daquele que é o doador de todas as dádivas.
Satanás queriam induzir Jesus a utilizar arbitrariamente, de acordo com seu próprio interesse, as capacidades milagrosas que Deus lhe confiou para erigir o reino de Deus.
Se Jesus tivesse cedido a esses ataques de Satanás, cometeria um abuso de seus dons.
A reposta de Jesus foi: “O ser humano não vive só de pão”. Ela expressa primeiramente que, como verdadeiro homem, Jesus quer se alinhar total e plenamente ao lado das pessoas. Não quer ocupar agora qualquer tipo de posição privilegiada. Usar as dádivas de Deus para libertar-se pessoalmente de privações e sofrimentos é antidivino! A expressão o ser humano lembra Satanás que, apesar de sua dignidade de Filho de Deus, Jesus está decidido a suportar integralmente as condições da existência humana. A seguir, citando Dt 8, Jesus esclarece: Deus também é capaz de sustentar a vida humana com outros meios que com o pão, p. ex., também com o maná! Sim, Deus até pode alimentar e sustentar o ser humano sem qualquer meio material, apenas pela mera força de sua vontade.
Por conseqüência, Jesus se compromete, pelas palavras “o ser humano não vive só de pão”, a deixar unicamente na mão de seu Pai a satisfação de suas necessidades terrenas durante a sua atuação messiânica. Como qualquer ser humano, quer pedir diariamente ao Pai pelo pão. Quer suportar cansaço, fome e nudez, sem refugiar-se em quaisquer métodos autocráticos de alívio, e muito menos quando o maligno o convida para isso. – Schlatter afirma: “Um Filho de Deus que se afastasse da dependência de Deus e agisse por conta própria, traria revelações satânicas”.
O mesmo vale para a comunidade de Jesus. Sair da dependência de Deus é aniquilar a confiança em Deus, é desonrar a Deus, é exaltar a vontade própria como causa determinante de tudo. Assim como o Batista, afirmando radicalmente a Deus, anunciava a negação de toda vontade própria humana e cristã, também Jesus sabia com toda a certeza: “O Filho nada pode realizar de si próprio”. A vinculação de Jesus tão somente ao Pai torna impossível atender ao menor desejo egoísta. Em outras palavras: A consciência de que é Filho de Deus jamais o levará a negar que, como ser humano, tem feições de servo.

 

Fonte:   COMENTÁRIO ESPERANÇA autor Werner de Boor Editora Evangélica Esperança

Biblia Comentada  Mateus 4:3

 Baixe Livros Gospel Grátis Para Baixar è só Clicar nos Livros

 

Biblia Online NVI   Biblia Online NVI    Biblia Online NVI    Biblia Online NVI  Biblia Online NVI

Conheça Nosso Novo Site EBD Viva Igreja Forte