Mateus 4:5

Versículo Mateus 4:5

"  Então o Diabo o levou à cidade santa, colocou-o na parte mais alta do templo e lhe disse: " Mateus 4:5

Comentário de (Mateus 4:5-7)

Então, o diabo o levou à Cidade Santa, colocou-o sobre o pináculo do templo e lhe disse: Se és Filho de Deus, atira-te abaixo, porque está escrito: Aos seus anjos ordenará a teu respeito que te guardem; e: Eles te susterão nas suas mãos, para não tropeçares nalguma pedra. Respondeu-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor, teu Deus.
O diabo faz a proposta ao Senhor Jesus de convencer, através de um meio muito extraordinário, os judeus de que ele é Filho de Deus. Como lugar para isso ele escolhe Jerusalém, e lá o próprio templo, o símbolo da sagrada proximidade de Deus. O maligno quer convencer o Senhor para que, com a ajuda da onipotência de Deus, inicie sua atividade messiânica mediante uma poderosa ação religiosa de abertura. Pois somente através da poderosa medida divina de uma manifestação grandiosa o Senhor poderia cumprir sua missão, a saber, construir o “reinado dos céus”. Essa a proposta do tentador.
Novamente o maligno usa uma palavra bíblica para fundamentar sua intenção. Retira-a do Sl 91, v. 11,12. Com ela quer dizer: Se Deus promete proteger dessa maneira o piedoso comum, para que nada lhe aconteça, quanto mais Deus cuidará de seu Filho, que apenas gostaria de cumprir aquilo que o seu Pai quer.
Jesus interpreta o milagre admirável de uma manifestação grandiosa com auxílio do poder divino como um “tentar a Deus”! É que com ele se colocaria à prova a onipotência de Deus, no sentido seguinte: Vamos experimentar uma vez se Deus é realmente Deus.
Ao repelir também essa tentação, Jesus declara que as medidas milagrosas de ajuda que lhe foram prometidas pelo Pai apenas serão utilizadas para socorrê-lo naquelas situações a que o Pai o conduzir e das quais ele novamente quiser salvá-lo (p. ex., ao acalmar a tempestade etc.). Por isso Jesus renuncia a qualquer ajuda divina para todas aquelas situações que não fazem parte do plano de Deus. – Com certeza Jesus arriscará o salto para as profundezas, a ida ao madeiro maldito – mas somente no momento em que Deus lho comunicar, em que Deus o quiser, do contrário não. Obediência incondicional é o mandamento supremo de Jesus. O caminho ao madeiro maldito, porém, foi um “salto às profundezas” bem diferente que esse salto da torre do templo.
A majestade do Deus onipotente demanda que nossa confiança nele seja incondicional. Podemos confiar que nos ajudará em qualquer momento, mas não podemos lhe prescrever nenhuma ajuda.
As promissões da Escritura não são algo como recursos de magia, pelos quais nos seria assegurada automaticamente a ajuda de Deus do jeito como nós a imaginamos. Quem falar de assegurar ou garantir, já se tornou culpado de ultrapassar os limites na sua vida de fé, pois submeteu a palavra de Deus à vontade humana. Isso é violar a Escritura. Isso é tentar a Deus!

 

Fonte:   COMENTÁRIO ESPERANÇA autor Werner de Boor Editora Evangélica Esperança

Biblia Comentada  Mateus 4:5

 Baixe Livros Gospel Grátis Para Baixar è só Clicar nos Livros

 

Biblia Online NVI   Biblia Online NVI    Biblia Online NVI    Biblia Online NVI  Biblia Online NVI

Conheça Nosso Novo Site EBD Viva Igreja Forte