Mateus 5:3

Versículo Mateus 5:3

"  Bem-aventurados os pobres em espírito, pois deles é o Reino dos céus. " Mateus 5:3

Comentário de (Mateus 5:3)

Em relação à tradução
a Schlatter opina que “os que choram” significa os que estão de luto por entes falecidos. Mas isso com certeza é um pouco unilateral, pois não ficaria compreensível a ligação com a primeira bem-aventurança.
Observação preliminar
Assim como temos oito bem-aventuranças, também temos oito exclamações de ais no evangelho de Mateus. Primeiro ouvimos de nosso Salvador as exclamações de felicidade. Com elas inicia sua primeira grande pregação. Somente mais para o fim de todos os seus discursos Jesus proclama os oito ais sobre os líderes espirituais, os representantes da igreja judaica. Por não terem seguido ao chamado de bem-aventurança do Senhor, esses escribas farisaicos tornaram-se maduros para a condenação do Senhor. Uma advertência séria também para nós!

 

Bem-aventurados o humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus!
É possível traduzir bem-aventurados com “felizes” ou “extremamente felizes”. Também podemos dizer “muito benditos”, sim, dignos de inveja são aqueles que…
Quem são, pois, os que são enaltecidos como tão felizes? São os ricos? São os fariseus?… Não, são os pobres!
Geralmente se traduz: “os pobres de (ou em) espírito”. Pensamos que tal versão não expressa inteiramente o que está sendo dito. A locução “pobre de espírito” está em contradição com o restante do NT, em que não são enaltecidos os pobres de espírito, e sim os que são ricos de espírito, ricos em Deus. Sim, o NT todo pressiona para que sejamos ricos em Deus, cheios do Espírito Santo. Assim seremos bem-aventurados no Senhor.
Considerando que no grego a forma dativa em que se encontra a palavra espírito também pode ter um significado causativo (cf. Rademacher e BI-D, Gramática no NT), podemos traduzir: Bem-aventurados aqueles que são pobres, tornaram-se pobres por meio do agir do Espírito Santo! Os que pelo Espírito Santo deixaram-se ficar pobres em si próprios, tão pobres que estão com o coração completamente arrasado e quebrantado – são eles que são exaltados como felizes.
Com essa afirmação da primeira bem-aventurança já se estabeleceu a enorme diferença contra os escribas farisaicos. Os fariseus diziam: Quem cumpre a lei com toda a exatidão é rico em Deus. Quem, além disso, ainda observa literalmente todas as tradições transmitidas dos pais, a Halachá, é muito rico em Deus.
A isso Jesus diz um grande não, ao afirmar: “Ser pobre, quebrantar-se, converter-se é o único caminho para entrar no reino dos céus” (Cf. Jo 3). Já a primeira bem-aventurança declara a mesmíssima coisa que João Batista expressou através do chamado ao arrependimento e Jesus, prosseguindo esse chamado, confirmou, (cf. o exposto em 3.13ss e 4.17)!

 

Fonte:   COMENTÁRIO ESPERANÇA autor Werner de Boor Editora Evangélica Esperança

Biblia Comentada  Mateus 5:3

 Baixe Livros Gospel Grátis Para Baixar è só Clicar nos Livros

 

Biblia Online NVI   Biblia Online NVI    Biblia Online NVI    Biblia Online NVI  Biblia Online NVI

Conheça Nosso Novo Site EBD Viva Igreja Forte