Mateus 5:5

Versículo Mateus 5:5

"  Bem-aventurados os humildes, pois eles receberão a terra por herança. " Mateus 5:5

Comentário de (Mateus 5:5)

Em relação à tradução
a Schlatter opina que “os que choram” significa os que estão de luto por entes falecidos. Mas isso com certeza é um pouco unilateral, pois não ficaria compreensível a ligação com a primeira bem-aventurança.
Observação preliminar
Assim como temos oito bem-aventuranças, também temos oito exclamações de ais no evangelho de Mateus. Primeiro ouvimos de nosso Salvador as exclamações de felicidade. Com elas inicia sua primeira grande pregação. Somente mais para o fim de todos os seus discursos Jesus proclama os oito ais sobre os líderes espirituais, os representantes da igreja judaica. Por não terem seguido ao chamado de bem-aventurança do Senhor, esses escribas farisaicos tornaram-se maduros para a condenação do Senhor. Uma advertência séria também para nós!

Bem-aventurados os mansos, porque herdarão a terra.
O termo grego para mansidão inclui o oposto da ira, da irritação, do melindre que se consome em mágoas e geme de amargura. Dito positivamente, mansidão é: “ser amável, sem amargura”. Portanto, são bem-aventurados os que são capazes de suportar sem amargura e sempre de modo amigável as cargas pesadas que lhes são impostas. Para qual atitude precisamos de mais força, para reagir teimosamente e revidar quando pessoas se opõem a nós, ou para permanecer objetivos e amáveis?
“Herdarão a terra”, isto é, a atitude de suportar pacientemente e com amor exerce uma influência benéfica que supera a baixeza. Poderes vitoriosos emanam de uma vida dessas. Pessoas mansas submetem já agora a terra ao reinado de Deus.
Entretanto, não faz parte da “mansidão” que aceitemos calados a injustiça de outros como se fosse justa. Injustiça continua sendo injustiça. Por isso o manso aguarda pelo tempo e pela oportunidade para esclarecer ao outro com objetividade e amizade (mais precisamente, com verdade e lealdade) qual é a injustiça dele. Se o outro não aceitar o alerta, o manso não se enche de ira e ódio, e sim de paciência e força para suportar, entregando tudo àquele que julga com justiça. O manso sabe esperar!

 

Fonte:   COMENTÁRIO ESPERANÇA autor Werner de Boor Editora Evangélica Esperança

Biblia Comentada  Mateus 5:5

 Baixe Livros Gospel Grátis Para Baixar è só Clicar nos Livros

 

Biblia Online NVI   Biblia Online NVI    Biblia Online NVI    Biblia Online NVI  Biblia Online NVI

Conheça Nosso Novo Site EBD Viva Igreja Forte