Mateus 2:2

Comentário Bíblico Mateus 2:2

"  e perguntaram: “Onde está o recém-nascido rei dos judeus? Vimos a sua estrela no oriente[5] e viemos adorá-lo”. " Mateus 2:2

Comentário de (Mateus 2:2)

E perguntavam: Onde está o recém-nascido Rei dos judeus? Porque vimos a sua estrela no Oriente (na Anatólia) e viemos para adorá-lo.
A tradução usual “o recém-nascido rei” dá ocasião para enganos, pois induz sempre de novo à suposição de que a história dos “magos” teria acontecido imediatamente após o nascimento de Jesus. Há, no entanto, um decurso de tempo de um a dois anos entre a história de Belém e a “adoração dos magos”. No v. 16 lemos: “Mandou matar todos os meninos […] de dois anos para baixo…” Além disso, Maria não vivia mais com o menino Jesus naquela estrebaria do Natal, à qual chegaram apressadamente os pastores, mas tinha encontrado um abrigo numa casa depois que as multidões afluídas a Belém por causa do “recenseamento” haviam retornado para suas terras. O v. 11 fala expressamente de uma casa em que se encontrava o menino Jesus. – Todos os desenhos que retratam os magos numa estrebaria não são biblicamente corretos.
A pergunta dos magos: Onde está o recém-nascido Rei dos judeus? é formulada de modo tipicamente pagão! Os magos não indagam pelo nascido Cristo, e sim pelo “rei dos judeus”. Cf. a inscrição na cruz. “Judeus”, é assim que falam os pagãos. Com as palavras: “Vimos a sua estrela”, eles se apresentam em Jerusalém.
Não poderíamos considerar essa história da “estrela sobre a casa de Belém” como uma prova da unidade entre criação e Criador? As épocas grandiosas na história do reino de Deus sempre foram acompanhadas por acontecimentos no âmbito da terra e das estrelas.
Os magos dizem: Viemos adorá-lo. – No texto original essa palavra significa: ajoelhar-se e tocar com a testa na terra. Quem se curva dessa maneira declara sua total sujeição à pessoa honrada. Por isso, traduzir com “venerar” seria tecnicamente melhor do que “adorar”.

 

Fonte:   COMENTÁRIO ESPERANÇA autor Werner de Boor Editora Evangélica Esperança

Biblia Comentada  Mateus 2:2

Comentário Bíblico Mateus 2

 Baixe Livros Gospel Grátis Para Baixar è só Clicar nos Livros

 

Biblia Online NVI   Biblia Online NVI    Biblia Online NVI    Biblia Online NVI  Biblia Online NVI

Conheça Nosso Novo Site EBD Viva Igreja Forte