Mateus 2:11

Comentário Bíblico Mateus 2:11

"  Ao entrarem na casa, viram o menino com Maria, sua mãe, e, prostrando-se, o adoraram. Então abriram os seus tesouros e lhe deram presentes: ouro, incenso e mirra. " Mateus 2:11

Comentário de (Mateus 2:11)

Entrando na casa, viram o menino com Maria, sua mãe. Prostrando-se, o adoraram; e, abrindo os seus tesouros, entregaram-lhe suas ofertas: ouro, incenso e mirra.
É curioso que não se menciona José. Talvez porque neste momento não tenha sido imprescindível mencioná-lo. Maria é mencionada porque estava numa relação singular e única com o menino Jesus. – É interessante que neste cap. 2 se usa 4 vezes a palavra “criancinha”, enquanto Lucas emprega o termo “criança recém-nascida”, “lactente”. Também aqui se conclui o que afirmamos antes em relação ao v. 2, que entre o Natal e a visita dos magos devem ter transcorrido quase 2 anos.
Pelo costume do Oriente combina-se a veneração com a oferta de presentes. Os presentes ouro e incenso remetem a Is 60.6.
Alguns pais apostólicos depositam um grande significado simbólico nos três presentes dos magos. O ouro destina-se ao menino Jesus enquanto rei. O incenso é presenteado ao menino Jesus pelo fato de ser ele o Deus a ser adorado. A mirra, de gosto amargo, foi oferecido ao menino Jesus como aquele que, como Redentor, um dia haveria de provar a amarga morte na cruz. Assim dizem alguns
deles. – No século V a interpretação da igreja antiga concluiu do número de 3 presentes que os magos devem ter sido três reis. No século VIII também se sabia os nomes desses reis, quais sejam, Gaspar, Melquior e Baltazar. Em seguida pensava-se que os três magos significavam as três famílias de povos: Sem, Cam e Jafé. – De tudo isso o evangelho de Mateus não tem conhecimento algum.

 

Fonte:   COMENTÁRIO ESPERANÇA autor Werner de Boor Editora Evangélica Esperança

Biblia Comentada  Mateus 2:11

Comentário Bíblico Mateus 2

 Baixe Livros Gospel Grátis Para Baixar è só Clicar nos Livros

 

Biblia Online NVI   Biblia Online NVI    Biblia Online NVI    Biblia Online NVI  Biblia Online NVI

Conheça Nosso Novo Site EBD Viva Igreja Forte